Arborização urbana para alimentar e atrair as aves

Origem: Mata Atlântica (Sul do Brasil)
Projeto CevAdeil, iniciado em 2009.
Idealizador: José Renato “Gazão”
Início de produção do Arvoredo da Fruta de Sabiá: Entre 08 à 12 meses.
Fruta de Sabiá em Belo Horizonte, MG.

Arvoredo de porte médio, que atinge mais ou menos 04 metros na sua maturidade. Produz durante grande parte do ano pequenos frutos que crescem em seus galhos, como se fossem pequenas jabuticabas. Com mais ou menos 08 milímetros de diâmetro, amareladas e adociadas quando maduras.

A Fruta de Sabiá, atrai diversas espécies de Pássaros onde plantada. Alimento natural adorado de forma surpreendente e encantadora por nossos amigos voadores. Muito adorada também, por todas as espécies de peixes nativos, podendo então ser plantada à beira de rios, tornando-se um alimento natural que também é adorado pelos peixes.

Fruto adorado por praticamente todos os nossos Pássaros Silvestres, como por exemplo, Sabiás, Bem-te-vis, Sanhaços, João velhos, Galos do campo, Beija-flor, Tico-ticos-rei, Saíras, Trinca-ferros, Tiês, Gaturamos, Jutitis, Chocões-barrados, entre outras dezenas de espécies.

sabiá e a fruta de sabiá

Os pássaros visitam o arvoredo da Fruta de Sabiá o dia todo, se alimentando e levando em seus bicos comida para seus filhotes, coisa lindíssima de se ver. A Fruta de Sabiá também é adorado por galinhas, pode ser plantado dentro do galinheiro. Os Fruta de Sabiá podem ser consumidos por humanos.

Grande importância na contribuição ao nosso Meio Ambiente – os Pássaros disseminam suas sementes fazendo um florestamento natural. Além de grande contribuição ao Meio Ambiente pela alimentação de várias espécies de Pássaros e Peixes, é uma planta extremamente indicada para recuperação de áreas degradadas.

O Projeto CevAdeil faz o trabalho de Resgate e disseminação deste arvoredo, e eu, Zé Renato, garanto que com sua cultura nos jardins, quintais, praças, sítios, chácaras, fazendas, rios… estaremos contribuindo de maneira fenomenal com nosso Meio Amiente com a alimentação de dezenas de Pássaros. Estes que com certeza estão sofrendo muito com relação à falta de alimentação, numa era que só se ouve falar em desmatamento e fogos nas matas.

Plante a Fruta de Sabiá e tenha Pássaros Silvestres como vizinhos!

Veja aqui como adquirir suas mudas e contribuir com o Projeto de disseminação da Fruta de Sabiá.

Notas do idealizador:
Nome científico: Acnistus arborescens
Nome popular: Fruta de Sabiá
Projeto CevAdeil: Ceva – de cevar peixes e pássaros. Adeil – Um grande plantador da nossa região.
Semeando abrigos e alimentos para as aves.

20 thoughts on “Arborização urbana para alimentar e atrair as aves

  1. Francisco Françuar Rodrigues says:

    Gostei bastante de ver esta planta fruta de sabiá. Com frutos tão bonitos. Pena que não posso explorá-las, pois moro em Fortaleza-Ce.
    Muito bonitas.

    • Zé Renato says:

      Olá Francisco, muito obrigado pela mensagem. Mas com certeza poderá ter seus pés de Fruta de Sabiá aí em Fortaleza, sim, pois envio para todo Brasil e ela se dá muito bem em qualquer clima. Enviei um email para escolha de seu pedido e precisando estou as ordens. Obrigado.

  2. José Tenório Cerqueira says:

    Fiquei impressionado com a beleza deste frutos e sua utilidade.
    Gostaria de adquirir umas 12 mudas para plantar no meu imóvel urbano em Ariquemes/RO.

    • Zé Renato says:

      Olá Edilson, obrigado pelo contato. O plantio é simples, um arvoredo estilo pé de café. Se for plantar uma ao lado da outra aconselho 1 a 2 metros de distância. Para semear sementes, instruções acompanharão o pacote de sementes, e outras informações e até dicas de clientes podem ser encontradas aqui no site.
      Para adquirir as mudas, acesse e veja informações para concretizar seu pedido: https://frutadesabia.com.br
      Obrigado e precisando estou às ordens.

  3. Ytalo Miranda says:

    Olá Zé, tudo bem? Sou do estado do Pará. Você pode mandar um email, fornecendo o preço unitário das mudas? Qual o tamanho que elas costumam vir? Podem ser plantadas imediatamente no solo? Qual o melhor tipo de adubação? E quais os cuidados adicionais?
    Parabéns pelo trabalho, obrigado!

  4. Marina C. says:

    Olá, gostaria de saber se é possível plantas uma dessa num quintal? Fica muito grande? Qual é o valor de uma mudinha? e das sementes? Será que num clima úmido como de Florianópolis ela pode crescer?

    • Zé Renato says:

      Olá Marina, com certeza vai se dar bem por aí, planta nativa, se adapta muito bem por aí e em qualquer clima, basta alguns cuidados básicos.
      Faça um pedido no seguinte endereço para receber rapidinho as mudas por aí, caso não tenha espaço para mais de uma, sugiro que consiga parceiros para plantarem também, muitos clientes costumam presentear amigos e etc para ajudar a divulgar esta abençoada plantinha.
      O pacte menor é com 7 mudas, devido à embalagem e frete, menos que isso o preço unitário acaba ficando alto e não compensa.
      Escolha um dos pedidos no seguinte endereço:
      http://frutadosabia.com.br/loja-comprar-mudas/
      Qualquer dúvida, à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  5. Carlos Alberto Milazzo says:

    Minha cidade: Guarapuava, Paraná. Clima frio (geadas no inverno, às vezes neve). Em quanto tempo as sementes tornam-se arbustos e começam a produzir? E as mudas?

    • Zé Renato says:

      Olá Carlos Alberto, obrigado pelo contato.
      A Fruta de Sabiá se dá muito bem no frio, se adapta bem a qualquer clima, precisa apenas de um pouco de sol e um pouco de água.
      Com as mudas, terá os arvoredos frutificando em 8 meses e com as sementes, em torno de 1 ano.

  6. Eribaldlo says:

    Gostaria de comprar em forma de sementes, se possível me informe o custo total de 200 sementes, o percentual de germinação, a longevidade da planta e se tem alguma particularidade no plantio da semente.
    GRATO

  7. Valdemiro Schauren says:

    Boa noite!
    Sou apaixonado por aves e por natureza. A fruta-sabiá me parece ideal, más tem um porém, Moro no extremo oeste de Santa Catarina, e as vezes o clima pode chegar a
    -2 Cº. É possível fazer um pomar?
    Obrigado pela atenção!

  8. washington Moreira says:

    Eu achei tão bonita a fruta, e como adoro frutas me deu água na boca. Fiquei com vergonha de perguntar se agente pode comer. Depois que li que nós humanos também podemos comer, vou comprar para concorrer com o sabiá.

    Att,
    Washington Moreira
    Belo Horizonte, MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *