Fotos da Fruta de Sabiá

Centenas de fotos da Fruta de Sabiá, mudas e arvoredos desta abençoada Planta cientificamente nomeada como Acnistus arborescens. Veja também apoiadores e colaboradores do projeto CevAdeil, de vários Pássaros Silvestres saboreando a Fruta de Sabiá e etc. Eventualmente novas fotos aparecerão por aqui. Se você possui por perto a Fruta de Sabiá participe enviando suas fotos. 🙂

Última atualização: 22/03/2017

 

Clique aqui para participar e se tornar um apoiador.


61 thoughts on “Fotos Fruta de Sabiá (Acnistus arborescens)

  1. ELÓIDE PACHECO ZIM says:

    Sou uma apaixonada pela fruta do sabiá, e distribuo mudas e sementes na minha região. Já faz algum tempo que lanço bolas com sementes em alguns terrenos baldios na próximos da minha casa, durante minhas caminhadas. Esta arvoreta onde o tucano da primeira foto está saboreando uma frutinha,nasceu das sementes que lancei a 2 anos.
    Obrigada.
    Elóide Pacheco Zim

    • Zé Renato says:

      Olá Jose, obrigado pelo contato. A Planta é nativa da Mata Atlântica, região sul, e costuma resistir e se estabelecer em qualquer clima, resistindo a frios e até geadas, desde que tenha sol e um pouco de água. Encharcamento não é bom. Obrigado e precisando estou às ordens.

  2. Mauricio B. Martins says:

    Sem dúvida esta é árvore que produz frutos em quantidade para alimentação principalmente de pássaros, tenho varias em meu sítio que fazem a festa da passaradas e continua plantando por toda lado que vou.

  3. Sineia Soares says:

    Gazão,

    Belíssimo trabalho!
    Que Deus abençoe cada dia mais, este trabalho e que você conquiste novos apreciadores e disseminadores de seu trabalho.

    Sineia

  4. Márcia B.Santana says:

    Olá, adquiri sementes e desejo fazer muitas mudas! Minha única dúvida é que moro no Mato Grosso e temos aqui 4 meses que não cai uma chuva do céu. As plantas que plantarei em meu terreno me encarrego de molhar na seca mas e as outras que espalharei conseguem suportar a estiagem?
    Muito obrigada e encantada com este banquete de pássaros.

    • Zé Renato says:

      Olá Márcia, desde que as mudas estejam pegas já no seu local definitivo elas suportaram sim, um pouco de seca. Não morrem fácil não.
      Com certeza que sua região muito te agradecerá.
      Se possível, mande fotos do seu viveiro de mudas, dizendo sua cidade.
      Obrigado pelo contato, estou as ordens.

  5. Alexandre Vieira says:

    Grande Ze Renato

    Varios amigos que entreguei a planta do Sabia tem comunicado a satisfação de verem seus frutos e os primeiros pássaros que começam a visitar seus lares trazendo encantamento e alegria!!!

    Um grande abraço e vamos continuar cuidando do meio ambiente.

    Alexandre Vieira

  6. Sonia says:

    Olá Zé Renato,
    Fiquei feliz por você ter se comunicado por e-mail comigo e amei ver todos estes
    comentários sobre esta árvore que me encantou logo que vi. Amo pássaros livres e assim
    que as minhas mudas chegarem eu mesma as plantarei e em breve lhe enviarei as fotos.
    Parabéns por semear amor. Deus o abençoe sempre e que a cada dia traga cada vez mais
    admiradores.
    Um forte abraço!

  7. José Carlos says:

    Olá Zé Renato, acabei de receber as mudas, estão em perfeito estado bem acondicionadas, minha dúvida é quanto ao espaçamento entre uma planta e outra e qual a distancia ideal próximo a muros ou paredes para uma perfeita plantação, Obrigado
    José Carlos Rohde – Foz do Iguaçu Pr

      • João Máximo says:

        Ola boa tarde, eu sou João Máximo, Tenho a natural & paisagismo Jacareí SP, aqui no face book. Pois quanto as mudas de árvores de grande porte, de nome fruta do Sabiá deve ser plantadas 2 a 3 intercalado, levar em consideração a altura o porte e a ramificação .
        Abraços
        Paisagista Florestal
        João Máximo

  8. reginaldo says:

    olá zé renato,o site diz que as mudas começam a produzir em 8 meses ;as minhas estão com 11 meses e quase 2 m de altura porém até agora nenhuma flor sequer.pode ser o clima aqui de curitiba?

    • Zé Renato says:

      Olá Reginaldo, bom dia.
      Gostaria de ver fotos de seu arvoredo para dar minha opinião.
      Normalmente, começam a frutificar entre 8 a 12 meses.
      Gosta de pleno sol ou meia sombra.
      Posso te garantir, você não perde por esperar mais um pouco…

  9. REYNALDO CASARI says:

    Sr. Renato

    Favor informar se as sementes podem ser plantadas em qualquer época do ano e, quanto tempo leva para germinar. quanto tempo, depois de germinar, leva para o plantio ser levado ao lugar definitivo.

    Abraços
    R.Casari

    • Zé Renato says:

      Olá Reynaldo, obrigado pelo contato.
      Sim, qualquer época e florescem e frutificam no mínimo quatro vezes ao ano.
      Germinação: 30 a 45 dias.
      Após germinar: 60 a 90 dias pode ser plantada direto no local definitivo, quanto menores melhor se adaptam e mais rápido crescem.
      Abraços e precisando estou às ordens.

  10. Clarice says:

    Zé Renato, gostaria de saber se no oeste catarinense esta árvore fruta de passarinho suporta o clima. Estou muito interessada em adquirir estas sementes ou mudas. Espero resposta. Obrigado.

  11. crisfreitas says:

    Ola,
    Um prazer lhe falar. Sou de Fortaleza CE , ganhei uma muda ontem dessa planta, hoje plantei em um jarro bem grande, o maior que consegui encontrar, coube quase 40 kg de estrume.
    Sou daquelas muito anciosa e aqui e muito quente, coloquei em um local que a tarde de sombra , um pouco de sol no Ceara e muito quente. Sera que vai da certo, apesar do clima?
    Beijos
    Crisfreitas

  12. Carlos Mendes says:

    Sr.José Renato,bom 2016 , saúde,e sorte.preciso de apenas 2 mudas de flor de sabiá, aonde eu consigo adiquirir aqui em são paulo zona norte obrigado pela atenção.

  13. Rosario says:

    Bom dia,Zé Renato!Meu esposo já adquiriu muda através deuma migo dele com você. Outro dia nós vimos uma planta dessa na Est.Pirituba ele fez uma arte.Colocou seu cartão exposto lá. Tenho foto. ri muito.A minha planta está em vaso. Ele ama a natureza. Muito obrigado.

  14. Isis A Z Arvati says:

    Prezados, boa noite, tenho um canto no meu jardim que bate apenas umas duas horas de sol por dia…. sera que a fruta do sabia vai se adaptar??????

  15. Walter says:

    Olá, bom dia. Não conhecia essa planta. Tenho uma casa no litoral norte ( SP ). Mas é frente ao mar. Essa espécia se dá bem com o vento e a maresia… ? Obrigado.

  16. Itelmo Germano Deré says:

    Bom dia Zé Renato.
    Moro em Foz do Iguaçu e pretendo assim que aposentar mudar para Francisco Beltrão-Pr, pois adquiri um sítio neste município e , quero plantar essa fruta do sabiá, para que quando mudar para lá essa já esteja produzindo.
    Como conseguir as mudas?
    Um abraço.

  17. Fernando says:

    Bom dia
    Tenho um pomar e os pássaros comem meus pêssegos antes da hora.
    Em que época está árvore produz?
    Será que os pássaros vão preferir está em vez dos pêssegos ?

  18. Neuza Ladeira says:

    Boa Tarde, depois que vi a beleza e o benefício desta planta comprei e coloquei no meu jardim Vou esperar uns meses, pois está nova e ainda vai se adaptar Farei muda das mudinhas e espalharei as mudas pelos lugares que for e com conhecidos
    Obrigada pelas lições de como se comporta a árvore de sabiá
    Neuza Ladeira

  19. Neuza Ladeira says:

    Depois que via beleza da planta do sabiá não me contive fui e comprei e plantei no meu jardim bem avista de onde sentamos na varanda
    Veremos os pássaros de perto
    As mudas que você falou que dá plantarei e repartirei por onde for
    Obrigada pelas explicaçóes
    adorei esta planta e seus benefícios
    Neuza Ladeira

  20. says:

    Ola!
    Tenho duas mudas que comprei e mudei elas para um vaso maior, pois achei que estes vasos estavam pequenos para elas.
    Só que agora as folhas novas nao chegam a se desenvolverem totalmente, amarelam e caem.
    Poderia me dize o que pode estar acontecendo com elas?
    Grata.

    • Zé Renato says:

      Olá Gê! Boa tarde! Obrigado pelo contato. Qual o tamanho que elas estão? O vazo precisa ser bem grande para desenvolverem bem. Se estão amareladas, pode ser por excesso de água! está aguando todo dia? Não precisa. Ague de 3 em 3 dias. E elas estão tomando sol? Elas precisam e gostam de sol, pleno sol ou meia sombra. Qualquer nova dúvida, à disposição.

    • Zé Renato says:

      Olá Rita, boa tarde. Deve plantar a pleno sol ou meia sombra em covas de 30×30 com 30% de esterco animal curtido. Pode plantá-la em qualquer mês que logo começará a produzir. Qualquer nova dúvida, à disposição.

    • Zé Renato says:

      Boa tarde Ezequiel! Obrigado pelo contato. Pode plantar sem problemas, raízes são curtas e finas, não atrapalham em nada o encanamento. Pode plantar próximo, se quiser garantia 1 a 2 metros já serão suficientes. Qualquer nova dúvida, à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *