O Projeto CevAdeil

Idealizador:

Meu nome é José Renato, sou divulgador dessa maravilhosa Planta, que trouxe da mata atlântica para a minha fazenda que fica na Serra São José, (Fazenda Águas de Itaporoco) cidade de Alvorada de Minas, entre Conceição do Mato Dentro e Serro. Dedico minha fazenda para disseminar esta Planta por todo Brasil. Depois de um acidente de Moto, onde fiquei seis meses sem poder andar, comecei a me dedicar totalmente à Fruta de Sabiá. Em 2008 criei o Projeto CevAdeil, para divulgação e disseminação desta tão importante Planta para a fauna brasileira.

Sou plantador e divulgador dessa preciosidade, e garanto que a cultivação desta planta nos jardins, quintais, sítios, chácaras, fazendas e lagoas é muito útil para recomposição de vegetação e áreas degradadas, além de contribuir de maneira fenomenal à alimentação de pássaros silvestres e peixes da nossa fauna.

Muitas espécies de pássaros estão sofrendo com a falta de alimentação, em uma era que só ouvimos falar de desmatamento, fogo nas matas e em Braquiária, Braquiária e Braquiária…

O início do Projeto CevAdeil

O Projeto CevAdeil surgiu com um único ideal e propósito: O Resgate e disseminação da Fruta de Sabiá!

Desde 2008, quando criei o Projeto, tenho me esforçado muito para tocar todo projeto, divulgação, plantio, envios, etc.

E até então, ainda sem conseguir contar com apoio de entidades públicas ou governamentais, para poder, “espalhar” a Fruta de Sabiá gratuitamente para todo Brasil, lançamos o Projeto que entitulei como: “Por uma cultura da Vida“, onde, qualquer pessoa pode se tornar um apoiador e contribuidor com um valor bem pequeno para colaborar com esta causa tão nobre e tão importante para nosso ecossistema.

Trata-se do maior Programa de Plantio das Américas! Onde todos nossos apoiadores que puderem contribuir podem participar e nos ajudar neste novo desafio.

Veja aqui como se tornar um apoiador

Veja a seguir, uma carta do começo do trabalho, desde início tentamos, mas não temos nenhuma ajuda governamental ou pública.

Carta aberta (2009):

Senhores Governantes:

Tenho trabalhado nos últimos anos em um projeto muito interessante, de minha autoria, o qual, em resumo, busca a disseminação de uma planta cujo nome científico é Acnistus Arborescens e conhecida popularmente como Fruta-de-Sabiá. É uma espécie pioneira da Mata Atlântica, ainda presente nas áreas mais preservadas da mesma, como em Guaraquiçaba – Paraná, de onde eu trouxe sementes para MG após presenciar índios usando a fruta como isca eficiente para peixes.

Sou proprietário de uma área rural localizada em Alvorada de Minas, entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Serro, onde trabalho de maneira muito artesanal por enquanto, com apenas um ajudante, produzindo sementes e mantendo viveiros. Tenho apresentado meu trabalho nas redondezas buscando a conscientização das comunidades vizinhas sobre a importância do plantio desta árvore nas suas propriedades, pois além dela ser muitíssimo generosa no fornecimento das suas frutas especialmente para a alimentação de pássaros silvestres e peixes, também tem uma função importantíssima na recuperação de áreas degradadas, conforme resultado do estudo efetuado pelo IBAMA da Serra do Cipó, a meu pedido.

No momento tenho viajado bastante para as cidades da Grande BH, e acredito que viajarei ainda mais, pois conforme descrito no projeto anexo, a intenção é visitar todo o Estado de Minas, levando mudas, sementes, informações sobre o meio ambiente e o plantio, participando de maneira efetiva na criação de condições para a recuperação das matas mineiras, assim como trazendo mais e mais pássaros para perto das nossas residências, sítios e fazendas. Uma das características desta planta é a rapidez do seu crescimento, tornando-se produtiva durante grande parte do ano, de 8 meses a um ano após plantada, o que trás muita satisfação e entusiasmo a todos os que a plantam.

Tenho obtido bastante apoio entre aqueles que passam a conhecer o meu trabalho, até fui recentemente contactado por funcionário da Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento a partir de uma matéria publicada no Jornal Rural. Após a apresentação do projeto, eles estão me oferecendo apoio aconselhando as Secretarias de Meio Ambiente das prefeituras mineiras a plantarem esta árvore nas suas praças e áreas degradadas.

Acreditamos que a arborização urbana deva ser um item importante na agenda de governadores, prefeitos, arquitetos e urbanistas. O paisagista Burle Marx ressaltou, há muitos anos atrás, que antigamente a vegetação natural em volta das cidades estava praticamente intacta e as aves faziam ali sua moradia e fonte de alimentação; naquela época, elas apenas visitavam as cidades. Hoje, esta realidade mudou: com a destruição da vegetação natural, a arborização de ruas, parques e jardins públicos não pode mais ser planejada visando apenas a beleza botânica. Devem ser plantadas árvores, arbustos e plantas que sirvam de alimento para os pássaros. É nesta realidade que o projeto CEVADEIL se insere, tanto para a recuperação de áreas degradadas como para o aumento do alimento oferecido aos pássaros das redondezas de nossas cidades.

O nosso objetivo, neste momento, é participar de maneira efetiva no desenvolvimento deste projeto na sua cidade, fornecendo à Prefeitura mudas da Fruta-de-Sabiá para plantio nas áreas públicas e, também, mediante convite, comparecer aos eventos públicos da sua comunidade para fornecer às pessoas da cidade as mudas, informações sobre as plantas e seu cultivo, muito simples, nos jardins, quintais, sítios e fazendas das redondezas e áreas degradadas, incentivando os cidadãos a participarem deste belo projeto de melhoria da qualidade do nosso meio ambiente.

No aguardo da sua avaliação, agradecemos antecipadamente a atenção.

e-mail: [email protected]

Atenciosamente,
José Renato de Resende.

 

50 thoughts on “Projeto CevAdeil

  1. Romulo says:

    Estou maravilhado com essa especie, e pretendo incluir nas áreas de mata ciliar que estou plantando desde 2001, com otimos resultados, preciso de sementes e ou mudas.
    Moro no sul de minas.
    Antecipadamente agradeço.
    Fique na presença de Deus.

  2. Gustavo Landi says:

    Caro Jose Renato, parabens pela iniciativa.

    Minha família tem uma pequena propriedade no sudoeste de Minas, municipio de Cassia, e gostaria de saber como adquirir sementes ou mudas para introduzir no local.
    Tambem gostaria de saber informacoes sobre a viabilidade do manejo da especie em vasos (aproximadamente 120 litros), e se ela também é capaz de frutificar nos mesmos.
    Obrigado, Gustavo.

    • Zé Renato says:

      Olá Vanda, em pouco tempo as mudinhas já estarão produzindo, cerca de 08 meses. As mudas já produzindo é mais complicado devido ao tamanho – que apesar de não tão grande – dificulta o envio. Abraço, obrigado e aguardo novo contato.

  3. Juliana says:

    Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa e obrigada por ajudar a melhorar nosso meio ambiente!
    Gostaria de informações e de mudas para plantio, como devo proceder?
    Obrigada!
    Abçs

    • Zé Renato says:

      Olá Juliana, obrigado pelo contato. Enviei via e-mail as informações necessárias e detalhes para que faça seu pedido. Aguardo novo contato e obrigado pelas parabenizações! Qualquer dúvida estou as ordens.

  4. Lourisval Gomes Roque de Queiroz says:

    Oi Renato tudo bem.
    Eu sou diretor de Escola Pública e tenho familiares que possuem propriedades rurais.
    Gostei muito do seu projeto, o qual tive um primeiro contato através da revista Globo Rural, da qual sou assinante.
    Gostaria de saber como adquirir sementes ou mudas, para plantar na Escola e nas propriedades rurais.
    Um grande abraço.

    • Zé Renato says:

      Olá Edinaldo, obrigado pelo contato. E-mail enviado com todas as instruções. Cultivo simples, planta nativa, resiste a sol, chuva e etc. Veja mais detalhes no próprio site. Qualquer dúvida estou às ordens. Obrigado.

  5. Nádia Márcia says:

    Bom dia !

    José Renato, fiquei maravilhada com o capricho que me enviaste as mudinhas. Elas chegaram em menos de vinte e quatro horas, perfeitas, e já estão plantadas no meu jardim.
    Assim que estiverem dando frutos eu enviarei uma foto.

    Estou divulgando seu site no facebook.

    Agradeço sua atenção e parabéns pelo projeto!

    Nádia

    • Zé Renato says:

      Olá Nádia, obrigado pelo contato. As mudinhas merecem todo capricho, não foi nada, é o prazer de divulgar esta incrível frutinha. Envie sim as fotos, serão muito bem recebidas e as colocarei no site se permitir. Muito obrigado por ajudar a divulgar, e os Pássaros a agradecerão também, muito! Obrigado pela confiança!

  6. Karol Carvalho says:

    Parabéns Zé Renato, pela maravilhosa iniciativa e por nos ajudar com o meio ambiente.
    Se todos fizéssemos nossa parte o mundo estava bem melhor!
    Que seu projeto continue tendo muito sucesso!!!!

  7. Dajolberto Vorney Alberti says:

    Gostaria de saber como adquirir mudas da Fruta do sabiá, pois há uma área próxima a minha casa onde planto algumas árvores com objetivo de atrair pássaros, essa árvore sem dúvida é excelente.
    Vorney – Jau

    • Zé Renato says:

      Olá Vorney, obrigado pelo contato. Sem dúvida será a principal atração para os pássaros. Instruções e detalhges enviados ao seu e-mail para que escolha e faça seu pedido e ajude assim no projeto de disseminação dessa abençoada Fruta! Às ordens.

  8. Wanderley Santos says:

    Olá Zé Renato.
    Parabéns pelo trabalho de conscientização de cuidado com o meio ambiente e da convivência saudável com os pássaros silvestres.
    Plantei uma muda da fruta de sabiá no meu pequeno quintal e gostaria de saber como e quando podá-la e domá-la. A muda está com 1,5m de altura, com muitos galhos vindos da base no chão, ficando muito esparramada. É possível trabalhá-la para que fique mais alta e não ocupe o espaço próxima ao chão?
    Aguardando retorno, já fico agradecido desde já.
    Wanderley
    Lagoa Santa – MG

    • Zé Renato says:

      Olá Wanderley, obrigado pelo contato.
      Você deve fazer de tudo para não cortar nenhum galho, pois todos darão frutos.
      Mas se for o último caso, se estiver atrapalhando, corte só a metade dêles pois brotarão para cima. Os brotos que estão nascendo em baixo também são bem vindos pois ajudarão a formar o arvoredo. Em alguns casos vc pode educar os galhos os amarrando, pois aceitam educação.
      Sucesso, mande uma foto do arvoredo, se possivel, falando o seu bairro.
      Sucesso.

  9. Edimar Ribeiro Silva says:

    Gosto muito de plantar, portanto gostaria de saber como adquirir mudas ou sementes para que eu possa plantar em um sitio de um amigo meu pois ele tem vários pés de fruta no sitio e também dá canjica aos pássaros soltos e está aumentando bastante estou em Taiobeiras norte de minas (Vale do Jequitinhonha)
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  10. Dircelina says:

    Ola Zé Renato, como posso adquirir as sementes ou mudas? Parabéns pelo seu trabalho! Moro bem próximo a divisa de Minas Gerais.
    Meu quintal da de fundo com uma area verde muito grande, e aqui tem muitos pássaros lindos gostaria de traze-los perto só para apreciar a grandeza que DEUS criou. DEUS abençoe.

    • Zé Renato says:

      Olá Dircelina, obrigado! Para fazer o pedido é só depositar em conta e enviar endereço para entrega, via e-mail ou telefone. Não perde por esperar para curtir a beleza dos Pássaros e seus cantos..

    • Zé Renato says:

      Olá Jary, obrigado pela manifestação, cada dia mais pessoas encantadas com a Fruta de Sabiá e a quantidade de pássaros que atrai, envie fotos para o site se puder. Parabéns pela atitude e obrigado, precisando estou às ordens.

  11. Julio says:

    Qual o valor e quantidade de sementes??? Quanto fica o frete para 07124-275? Pode passar dicas de geminacao e manejo das mudas? Parabens pelo trabalho!

    • Zé Renato says:

      Olá Julio, obrigado pelo contato. O valor de 150 sementes é R$ 110,00. Com frete incluso. As sementes vão acompanhadas de instruções para a melhor germinação. Aqui no site também encontrará muitas dicas inclusive de clientes e apoiadores com próprias suas experiências. Para germinação, instruções simples, pouca água e sol é fundamental! Para fazer o pedido é só depositar e preencher o formulário com seu endereço e informações de depósito na página: http://frutadosabia.com.br/loja-comprar-mudas/ .
      Obrigado, aguardo seu contato e precisando estou às ordens.

  12. Alfredo Silva says:

    Zé Renato,
    Sou um apaixonado pela natureza e gosto muito de pássaros, vou adquirir sem dúvida alguma esta maravilhosa planta ” Fruta do Sabiá” e sei que o resultado virá em breve. Um forte abraço.

  13. Manuela Oliveira says:

    Prezado Zé Renato

    Muito me agradou ver que descobriram como a chamada “fruta-do-sabiá” pode ser útil na manutenção de um paisagismo urbano integrado à verdadeira Natureza, principalmente no que respeita a atrair pássaros ou até a ser usado em matas ciliares como potencial alimento de peixes.
    Sou engenheira, mas o meu hobby é jardinagem, razão porque esse arbusto me despertou a atenção. Havia um no meu jardim que, em princípio, era para mim planta daninha. O meu conceito sobre o Acnistus arborescens ( que agora sei que assim se chama ), comumente chamada de fruta-do-sabiá, só mudou no dia em que deparei com miríades de abelhas junto ás suas flores, pendentes diretamente do galho e, também, quando notei que os seus frutinhos amarelos eram sofregamente procurados pelos pássaros.

    Mas tenho novidades para você, uma vez que a minha ótica é de jardineira e amante do plantio de árvores em vasos e bonsais. O que terei a desvendar-lhe, se estiver interessado, relaciona-se a uma frase que encontrei num dos textos deste blog – frutadesabia.com.br: “Via de regra é um arbusto …, com galhos finos e de madeira leve e pouco resistente”. Não há dúvida que os galhos ( vivos ou verdes) são pouco resistentes mas existe algo bem interessante que descobri em minhas lides de plantio. Se quiser saber entre em contato comigo.Preço: adoraria fazer parte do vosso projeto.
    Minhas cordiais saudações,
    Manuela

    • Zé Renato says:

      Olá Manuela, obrigado pelo contato.
      Há 4 anos comecei o projeto CevAdeil, que consiste no resgate da Fruta de Sabiá. Criei meu site e trabalhei e trabalho muito em sua divulgação.
      Me considero um mineiro milionário pelos agradecimentos e parabenizações recebidas dos 4 cantos do pais, pelos sucessos alcançados junto aos clientes colaboradores.
      Gostaria muito de encontrar com você e conversarmos sobre a Fruta de Sabiá e outros…fiquei curioso em Seu toque.
      Vou em B.H. toda semana inclusive cheguei dai agora, estava entregando mudas, atendendo pedidos.
      Deixe seu telefone que te ligarei.
      Aguardo, até breve.

  14. Sibeli Mioni says:

    Adorei a ideia de ter uma muda para plantar para os pássaros.
    Moro em São Paulo, gostaria de comprar uma muda , so que terei que plantar em um vaso grande.
    Você acha que da certo?
    Por favor aguardo retorno.
    Onde moro tem muitos sabiá laranjeira.
    Elas vão ficar muito feliz com os frutos que elas vão ter.
    Abraços, fico no aguardo.

  15. Emerson Romano Borges says:

    Sou Biólogo e gostaria muito de reproduzir esta especie de planta para arborizar meu bairro, pois onde moro aqui no Rio de Janeiro felizmente temos muito sabiá na área urbana nos agraciando com seu belo canto, como posso conseguir estas sementes, seria possível o envio por correio?

  16. Renato Ranzini Rodrigues says:

    Boa tarde,

    Uma pergunta: depois de a planta estabelecida, crescida e saudável, é possível fazer mudas da mesma por estaquia de seus galhos?

    Atenciosamente,

    Renato R. Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *